ANEXO LIV

ANEXO LXIV

(A que se refere o art. 676 do RICMS/ES)

 

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA USUÁRIOS DE SISTEMA ELETRÔNICO DE PROCESSAMENTO DE DADOS

 

1 - APRESENTAÇÃO

1.1 - Este manual visa a orientar a execução dos serviços destinados à emissão de documentos, à escrituração de livros fiscais e à manutenção de informações em meio magnético por contribuintes usuários de sistema eletrônico de processamento de dados, na forma estabelecida no Capítulo I do Título IV deste Regulamento.

1.2 – O manual contém instruções para preenchimento do “Pedido/Comunicação” de Uso de Sistema Eletrônico de Processamento de Dados, para emissão de documentos fiscais, para escrituração de livros fiscais e para fornecimento de informações à Secretaria da Receita Federal e à Secretaria de Estado da Fazenda, e, finalmente, contém instruções sobre preenchimento do respectivo “Recibo de Entrega”.

1.3 - As informações serão prestadas em meio magnético ou formulários.

2 - DAS INFORMAÇÕES

2.1 - Os contribuintes autorizados à emissão de pelo menos um dos documentos fiscais previstos do art. 511 do RICMS, por meio de sistema eletrônico de processamento de dados, estão sujeitos a prestar informações fiscais em meio magnético, de acordo com as especificações indicadas neste manual, devendo manter, pelo prazo decadencial, arquivos magnéticos com registros fiscais referentes à totalidade das operações de entradas e de saídas e das aquisições e prestações realizadas no exercício de apuração:

2.1.1 - por totais de documento fiscal e por item de mercadoria (classificação fiscal), quando se tratar de Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A, e de Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2;

2.1.2 - por totais de documento fiscal, quando se tratar de:

a) Nota Fiscal de Serviços de Transporte, modelo 7, quando emitida por prestador de serviços de transporte ferroviário de carga;

b) Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;

c) Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;

d) Conhecimento Aéreo, modelo 10;

e) Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, modelo 6, nas entradas;

f) Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações, modelo 22, nas aquisições;

2.1.3 - por total diário, por equipamento, quando se tratar de saída documentada por Cupom Fiscal;


 

2.1.4 - por total diário, por espécie de documento fiscal, quando se tratar de:

a) Autorização de Carregamento e Transporte, modelo  24;

b) Bilhete de Passagem Aquaviário, modelo 14;

c) Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem, modelo 15;

d) Bilhete de Passagem Ferroviário, modelo 16;

e) Bilhete de Passagem Rodoviário, modelo 13;

f) Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;

g) Despacho de Transporte, modelo 17;

h) Manifesto de Carga, modelo 25;

i) Nota Fiscal de Serviço de Comunicação, modelo 21;

j) Nota Fiscal de Produtor, modelo 4;

l) Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, exceto quando emitida por prestador de serviços de transporte ferroviário de cargas;

m) Ordem de Coleta de Carga, modelo 20;

n) Resumo Movimento Diário, modelo 18.

2.2 - Observações

2.2.1 - O disposto no item 2.1.1 se aplica também à Nota Fiscal de Entrada, modelo 3, emitida até 31 de dezembro de l995.

2.2.2 - O disposto no item 2.1.4 se aplica também à Nota Fiscal Simplificada, emitida até 13 de dezembro de l994.

3 - INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO “PEDIDO/ COMUNICAÇÃO”

3.1 - QUADRO I - “MOTIVO DO PREENCHIMENTO”.

3.1.1 - CAMPO 01 - “PEDIDO/COMUNICAÇÃO DE”:

ITEM 1 - “USO” - Assinalar com "x" o pedido inicial de autorização para emissão de documentos fiscais ou escrituração de livros fiscais por meio de sistema eletrônico de processamento de dados;

ITEM 2 - “ALTERAÇÃO DE USO” - Assinalar com "x" quando se tratar de alteração referente a quaisquer das informações de pedido anterior, exceto no caso da alínea “b” do item 4.

ITEM 3 - “RECADASTRAMENTO” - Assinalar com "x" no caso de novo cadastramento, quando exigido pelo Fisco.

ITEM 4 - “CESSAÇÃO DE USO A PEDIDO” - Assinalar com "x" numa das seguintes situações:

a) cessação total, quando deverão ser preenchidos os campos de 04 a 06 e 24 a 28;

b) cessação parcial referente a livros ou documentos específicos, quando deverão ser preenchidos os campos de 04 a 06 e 07 ou 08, conforme o caso, e os campos 24 a 28.

ITEM 5 - “CESSAÇÃO DE USO DE OFÍCIO” (USO EXCLUSIVO DO FISCO) - Assinalar com "x" numa das seguintes situações:

a) cessação total, quando deverão ser preenchidos os campos de 04 a 06;

b) cessação parcial referente a livros ou documentos específicos, quando deverão ser preenchidos os campos de 04 a 06 e 07 ou 08, conforme o caso.

3.1.2 - CAMPO 02 - “PROCESSAMENTO” - Para uso da repartição fazendária.

3.1.3 - CAMPO 03 - “CARIMBO DAE INSCRIÇÃO ESTADUAL” - Apor carimbo de inscrição estadual.

3.2 - QUADRO II - “IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO”.

3.2.1 - CAMPO 04 - “NÚMERO DA INSCRIÇÃO ESTADUAL” - Preencher com o número da Inscrição Estadual do estabelecimento no Cadastro Geral de Contribuintes da Secretaria de Estado da Fazenda.

3.2.2 - CAMPO 05 - “NÚMERO DO CNPJ” - Preencher com o número da inscrição do estabelecimento no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

3.2.3 - CAMPO 06 - “NOME COMERCIAL” (RAZÃO SOCIAL/DENOMINAÇÃO) - Preencher com o nome comercial (razão social/denominação) do estabelecimento. Evitar abreviaturas.

3.3 - QUADRO III - LIVROS OU DOCUMENTOS FISCAIS EMITIDOS POR SISTEMA ELETRÔNICO DE PROCESSAMENTO DE DADOS.

3.3.1 - CAMPO 07 - “CÓDIGOS DOS DOCUMENTOS FISCAIS” - Preencher com os códigos dos documentos fiscais, conforme tabela abaixo:


 

TABELA DE MODELOS DE DOCUMENTOS FISCAIS

CÓDIGO

MODELO

24

Autorização de Carregamento e Transporte, modelo 24

14

Bilhete de Passagem Aquaviário, modelo 14

15

Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem, modelo 15

16

Bilhete de Passagem Ferroviário, modelo 16

13

Bilhete de Passagem Rodoviário, modelo 13

10

Conhecimento Aéreo, modelo 10

11

Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11

09

Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9

08

Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8

17

Despacho de Transporte, modelo  17

25

Manifesto de Carga, modelo 25

01

Nota Fiscal, modelo 1

06

Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, modelo 6

03

Nota Fiscal de Entrada, modelo 3

21

Nota Fiscal de Serviço de Comunicação, modelo 21

04

Nota Fiscal de Produtor, modelo 4

22

Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações, modelo 22

07

Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7

02

Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2

20

Ordem de Coleta de Carga, modelo 20

18

Resumo Movimento Diário, modelo 18

 

3.3.2 - CAMPO 8 - “LIVROS FISCAIS” - Assinalar o(s) livro(s) objeto do pedido.

3.4 - QUADRO IV - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS -.

Os campos deste quadro deverão ser preenchidos com as especificações técnicas dos equipamentos e programas utilizados para emissão e escrituração por sistema eletrônico de processamento de dados.

3.4.1 - CAMPO 9 - UCP - “FABRICANTE/MODELO“ - Indicar o fabricante e o modelo da unidade central de processamento, utilizando, se necessário, o verso do formulário.

3.4.2 - CAMPO 10 - “SISTEMA OPERACIONAL” - Indicar o sistema operacional e seu número de versão.

3.4.3 - CAMPO 11 - “MÍDIAS DISPONÍVEIS” - Assinalar com "x" a mídia de apresentação do registro fiscal.

3.4.4 - CAMPO 12 - “LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO” - Indicar a linguagem em que foram codificados os programas.

3.4.5 - CAMPO 13 - “SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCOS DE DADOS - SGBD” - Indicar o gerenciador do banco de dados, ou seja, o conjunto de rotinas que administra o banco de dados, se houver.

3.5 - QUADRO V - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO ONDE SE LOCALIZA A UCP.

3.5.1 - CAMPO 14 - “NÚMERO DE INSCRIÇÃO ESTADUAL/MUNICIPAL” - Preencher com o número da Inscrição Estadual ou, no caso de este inexistir, com o número de Inscrição Municipal do estabelecimento onde se encontra a unidade central de processamento, precedido da letra M.

3.5.2 - CAMPO 15 - NÚMERO DE INSCRIÇÃO NO CNPJ - Preencher com o número de inscrição no  CNPJ do estabelecimento onde se encontra a unidade central de processamento.

3.5.3 - CAMPO 16 - NOME COMERCIAL (RAZÃO SOCIAL/DENOMINAÇÃO) - Indicar o nome comercial (razão social/denominação) do estabelecimento onde se encontra a unidade central de processamento. Evitar abreviaturas.

3.5.4 - CAMPOS 17 A 23 - ENDEREÇO E TELEFONE DO ESTABELECIMENTO - Preencher com tipo, título e nome do logradouro, número, complemento, Município, Unidade da Federação, CEP do endereço do estabelecimento onde se encontra a unidade central de processamento e o número do telefone.

3.6 - QUADRO VI - RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES.

3.6.1 - CAMPO 24 - “NOME DO SIGNATÁRIO” - Indicar o nome da pessoa que, representando a empresa requerente/declarante, assinar o pedido de comunicação.

3.6.2 - CAMPO 25 - “TELEFONE/FAX” - Preencher com o número de telefone do estabelecimento para contatos sobre processamento de dados.

3.6.3 - CAMPO 26 - “CARGO NA EMPRESA” - Preencher com o nome do cargo ocupado pelo signatário na empresa.

3.6.4 - CAMPO 27 - “CPF/NÚMERO DE IDENTIDADE” - Preencher com o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF/MF ou da Carteira de Identidade do signatário.

3.6.5 - CAMPO  28 - “DATA E ASSINATURA” - Preencher a data e apor a assinatura.

3.7 - QUADRO VII - PARA USO DA REPARTIÇÃO FAZENDÁRIA.

3.7.1 - CAMPOS 29 A 31 - PARA USO DA REPARTIÇÃO  FAZENDÁRIA - Não preencher, uso exclusivo da repartição fazendária.

3.7.2 - CAMPO 32 - VISTO/CARIMBO DA RECEITA FEDERAL - Não preencher, uso exclusivo da Secretaria da Receita Federal.

4 - FORMA DE ENTREGA E DESTINAÇÃO DAS VIAS

O Pedido/Comunicação de Uso de Sistema Eletrônico de Processamento de Dados será apresentado à Agência da Receita da circunscrição do estabelecimento interessado, vedado o preenchimento manual, em quatro (4) vias que, após o despacho, terão a seguinte destinação:

4.1 - a via original e outra via  serão retidas pela Agência da Receita;

4.2 - uma via  será entregue pelo requerente/declarante à Divisão de Tecnologia e Informações da Delegacia da Receita Federal a que estiver subordinado;

4.3 - uma via - será devolvida ao requerente/declarante, para servir como comprovante.

5 - DADOS TÉCNICOS DE GERAÇÃO DO ARQUIVO:

5.1 - Disco Flexível de 3 1/2"

 

5.1.1 - Face de gravação: dupla;

 

5.1.2 - Densidade de gravação: dupla ou alta;

 

5.1.3 - Formatação: compatível com o MS-DOS;

 

5.1.4 - Tamanho do registro: 126 bytes, acrescidos de CR/LF (Carriage return/Line feed) ao final de cada registro;

 

5.1.5 - Organização: seqüencial;

 

5.1.6 - Codificação: ASCII;

 

5.1.7 - A critério da Secretaria de Estado da Fazenda, os dados gerados com as características descritas neste subitem poderão ser enviados via teleprocessamento.

 

5.2 - Outras mídias, observadas as características indicadas nos itens 5.1.1 a 5.1.6, compatíveis com:

 

5.2.1 - CD - ROM (CD não regravável);

 

5.2.2 - Jazz Drive;

 

5.2.3 - Zip Drive.

 

5.3 - Formato dos Campos:

 

5.3.1 - Numérico (N), sem sinal, não compactado, alinhado à direita, suprimidos a vírgula e os pontos decimais, com as posições não significativas zeradas;

 

5.3.2 - Alfanumérico (X) - alinhado à esquerda, com as posições não significativas em branco.

 

5.4 - Preenchimento dos Campos:

 

5.4.1 - Numérico - Na ausência de informação, os campos deverão ser preenchidos com zeros. As datas deverão ser expressas no formato ano, mês e dia (AAAAMMDD);

 

5.4.2 - Alfanumérico - Na ausência de informação, os campos deverão ser preenchidos com brancos.

 

6 - ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO DO ARQUIVO

6.1 - Os arquivos deverão estar acondicionados de maneira adequada a preservar seu conteúdo. Cada mídia deverá ser identificada por meio de etiqueta, que conterá as seguintes informações:

 

6.1.1 - CNPJ do estabelecimento a que se referem as informações contidas no arquivo, no formato 99.999.999/9999-99;

6.1.2 - Inscrição Estadual - número de inscrição estadual do estabelecimento informante;

6.1.3 - A expressão "Registro Fiscal" e “Convênio ICMS 57/95”;

6.1.4 - Nome comercial (razão social/denominação do estabelecimento);

6.1.5 - AA/BB - número de mídias onde BB significa a quantidade total de mídias entregues e AA a seqüência da numeração na relação de mídias;

6.1.6 - Abrangência das informações - datas, inicial e final, que delimitam o período a que se refere o arquivo;

6.1.7 - Densidade de gravação - indica em que densidade foi gravado o arquivo;

6.1.8 - Tamanho do bloco, quando aplicável.

7 - ESTRUTURA DO ARQUIVO MAGNÉTICO

7.1 - O arquivo magnético compõe-se dos seguintes tipos de registros:

7.1.1 - Tipo 10 - Registro mestre do estabelecimento, destinado à identificação do estabelecimento informante;

7.1.2 - Tipo 11 - Dados complementares do informante;

7.1.3 - Tipo 50 - Registro de total de Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A, Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, Nota Fiscal de Entrada, modelo 3, Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, modelo 6 e Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações, modelo 22, destinado a especificar as informações de totalização do documento fiscal, relativamente ao ICMS. No caso de documentos com mais de uma alíquota de ICMS, deve ser gerado um registro por alíquota; neste caso, o total refere-se à soma das operações da alíquota informada no registro;

7.1.4 - Tipo 51 - Registro de total de Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A, e de Nota Fiscal de Entrada, modelo 3, destinado a especificar as informações de totalização do documento fiscal, relativamente ao IPI;

7.1.5 - Tipo 53 - Registro de total de documento fiscal, quanto à substituição tributária;

7.1.6 - Tipo 54 - Registro de Produto (classificação fiscal);

7.1.7 - Tipo 55 - Registro de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE;

7.1.8 - Tipo 60 - Registro de Cupom Fiscal, destinado a informar as operações ou prestações realizadas com esses documentos;

7.1.9 - Tipo 61 - Registro de Autorização de Carregamento e Transporte, modelo 24, Bilhete de Passagem Aquaviário, modelo 14, Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem, modelo 15, Bilhete de Passagem Ferroviário, modelo 16, Bilhete de Passagem Rodoviário, modelo 13, Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11, Despacho de Transporte, modelo 17, Manifesto de Carga, modelo 25, Nota Fiscal de Serviço de Comunicação, modelo 21, Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, Nota Fiscal de Produtor, modelo 4, Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, exceto quando emitida por prestador de serviços de transporte ferroviário de cargas, Ordem de Coleta de Carga, modelo 20, e Resumo Movimento Diário, modelo 18, destinado a informar as operações ou prestações realizadas com esses documentos;

7.1.10 - Tipo 70 - Registro de total de Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando emitida por prestador de serviços de transporte ferroviário de cargas, de Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8, de Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9, e de Conhecimento Aéreo, modelo 10, destinado a especificar as informações de totalização do documento fiscal, relativamente ao ICMS;

7.1.11 - Tipo 71 - Registro de informações da carga transportada referente a Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8, Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9, e de Conhecimento Aéreo, modelo 10;

7.1.12 - Tipo 75 - Registro de código de produto e serviço;

7.1.13 - Tipo 90 - Registro de totalização do arquivo, destinado a fornecer dados que indiquem a quantidade de registros.

8 - Montagem do Arquivo Magnético de Documentos Fiscais

 

8.1 - O arquivo deverá ser composto pelos seguintes conjuntos de registros, classificados na ordem abaixo:

 

Tipos de

 Registros

Posições de

 Classificação

A/D

Denominação dos Campos

de Classificação

Observações

10

 

 

 

1º registro

11

 

 

 

 

50, 51, 53,

54*, 55, 60,

61, 70 e 71

1 a 2

31 a 38

 

A

A

Tipo

Data

* no tipo 54 o campo data está nas posições de classificação 17 a 24

75

3 a 16

17 a 26

A

A

CNPJ

Código do Produto

 

90

 

 

 

Últimos registros

 

8.2 - A indicação "A/D" significa "ascendente/descendente".

 

9 - REGISTRO TIPO 10


 

 

MESTRE DO ESTABELECIMENTO

 

Denominação do Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

Formato

01

Tipo

"10"

02

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do estabelecimento

informante

14

3

16

N

03

Inscrição Estadual

Inscrição estadual do

estabelecimento informante

14

17

30

X

04

Nome do Contribuinte

Nome comercial (razão

 Social/denominação) do

contribuinte

35

31

65

X

05

Município

Município onde está

domiciliado o estabelecimento informante

30

66

95

X

06

Unidade da Federação

Unidade da Federação

referente ao Município

2

96

97

X

07

Fax

Número do fax do

estabelecimento informante

10

98

107

N

08

Data Inicial

A data do início do período

referente às informações

prestadas

8

108

115

N

09

Data Final

A data do fim do período

referente às informações

prestadas

8

116

123

N

10

Código do padrão do arquivo magnético

Código do padrão utilizado  no arquivo magnético, conforme tabela abaixo

2

 

124

125

X

11

Código da finalidade do arquivo magnético

Código do padrão utilizado no arquivo magnético, conforme tabela abaixo

1

126

126

X

 

9.1 - OBSERVAÇÕES:

9.1.1 - Tabela para preenchimento do campo 10:

TABELA DE PADRÕES DE ARQUIVOS MAGNÉTICOS

Código

Descrição do padrão

01

Convênio 57/95, com a redação dada pelo convênio 96/97 - Operações Interestaduais – somente operações sujeitas ao regime de Substituição Tributária (ST)

02

Convênio 57/95, com a redação dada pelo convênio 96/97 - Operações Interestaduais - somente registros com totais dos documentos

03

Convênio 57/95, com a redação dada pelo convênio 96/97 - Totalidade das operações

04

Convênio 57/95, com a redação dada pelo convênio 96/97 - Operações Interestaduais - com ou sem ST

 

9.1.2 - Tabela para preenchimento do campo 11:

 

 

Tabela de Finalidades da Apresentação do Arquivo Magnético

Código

Descrição do padrão

1

Normal

2

Retificação  total de arquivo: substituição total de informações prestadas pelo contribuinte referentes a este período

3

Retificação aditiva de arquivo: acréscimo de informação não incluída em arquivos já apresentados

4

Retificação corretiva de arquivo: substituição de informação relativa a documento já informado

5

Desfazimento: arquivo de informação referente a desfazimento de negócio. Neste caso, o arquivo deverá conter, além dos registros tipo 10 e tipo 90, apenas os registros referentes às operações/prestações não efetivadas.

 

10 - Registro Tipo 11

 

Dados Complementares do Informante

 

Denominação do

Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

 "11"

02

1

2

N

02

Logradouro

Logradouro

34

3

36

X

03

Número

Número

5

37

41

N

04

Complemento

Complemento

22

42

63

X

05

Bairro

Bairro

15

64

78

X

06

CEP

Código de Endereçamento Postal

8

79

86

N

07

Nome do Contato

Pessoa responsável para contatos

28

87

114

X

08

Telefone

Número dos telefones para contatos

12

115

126

N

 

11 - REGISTRO TIPO 50

NOTA FISCAL, NOTA FISCAL DE ENTRADA E NOTA FISCAL DE VENDA A CONSUMIDOR, QUANTO AO ICMS

NOTA FISCAL/CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Denominação do Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

 "50"

02

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do remetente nas entradas

e do destinatário nas saídas

14

3

16

N

03

Inscrição Estadual

Inscrição Estadual do remetente nas

entradas e do destinatário nas saídas

14

17

30

X

04

Data de emissão do

recebimento

Data de emissão na saída ou de

 recebimento na entrada

8

31

38

N

05

Unidade da Federação

Sigla da Unidade da Federação do

remetente nas entradas e do destinatário nas saídas

2

39

40

X

06

Modelo

Código do modelo da nota fiscal

2

41

42

N

07

Série

Série da nota fiscal

3

43

45

X

08

Subsérie

Subsérie da nota fiscal

2

46

47

X

09

Número

Número da nota fiscal

6

48

53

N

10

CFOP

Código Fiscal de Operação e Prestação

3

54

56

N

11

Valor Total

Valor total da nota fiscal

(com 2 decimais)

13

57

69

N

12

Base de Cálculo do ICMS

Base de Cálculo do ICMS

(com 2 decimais)

13

70

82

N

13

Valor do ICMS

Montante do imposto

(com 2 decimais)

13

83

95

N

14

Isenta ou não tributada

Valor amparado por isenção ou não-

incidência (com 2 decimais)

13

96

108

N

15

Outras

Valor que não confira débito ou

crédito do ICMS (com 2 decimais)

13

109

121

N

16

Alíquota

Alíquota do ICMS (com 2 decimais)

4

122

125

N

 

17

Situação

Situação da nota fiscal quanto ao

cancelamento

1

126

126

X

18

Situação tributária a ser praticada quando da saída da mercadoria

Situação tributária a ser praticada quando da comercialização das mercadorias a consumidor final

1

127

127

X

19

Alíquota efetiva a ser praticada na saída da mercadoria

Carga tributária efetiva a ser praticada quando da comercialização das mercadorias a consumidor final (com 2 decimais)

 

4

128

131

N

20

Valor total sujeito à alíquo-

ta indicada no Campo 19

Valor total das mercadorias sujeitas a carga tributária equivalente à alíquota indicada no Campo 19 quando da comercialização a consumidor final (com 2 decimais)

13

132

144

N

 

11.1 - OBSERVAÇÕES

11.1.1 - Este registro deverá ser composto por contribuinte do ICMS, obedecendo à sistemática semelhante à da escrituração dos Livros Registro de Entrada e Registro de Saída.

11.1.2 - Nas operações decorrentes das vendas de produtos agropecuários, inclusive café em grão, efetuadas pelo Banco do Brasil S.A., em leilão na bolsa de mercadorias, em nome de produtores (Conv. ICMS 46/94, de 29 de março de 1994, e Conv. ICMS 132/95, de 11 de dezembro de 1995), os CAMPOS 02, 03 e 05 devem conter os dados do emitente da nota fiscal, devendo a cada Registro Tipo 50 corresponder um Registro Tipo 71, com os dados dos estabelecimentos remetente e destinatário.

11.1.3 - Em se tratando de Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica e Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações, o registro deverá ser composto apenas na entrada de energia ou aquisição de serviço de telecomunicações.

11.1.4 - No caso de documentos com mais de uma alíquota de ICMS, deve ser gerado um registro por alíquota; neste caso, os valores dos CAMPOS 11, 12, 13, 14 e 15 referem-se à soma das operações da alíquota informada no registro.

11.1.5 - CAMPO 02 - Tratando-se de operações com o exterior ou com pessoas não obrigadas à inscrição no CNPJ, zerar o campo.

11.1.6 - CAMPO 03 - Tratando-se de operações com o exterior ou com pessoas não obrigadas à inscrição estadual, o campo assumirá o conteúdo "ISENTO".

11.1.7 - CAMPO 05 - Tratando-se de operações com o exterior, colocar "EX".

11.1.8 - CAMPO 06 - Preencher conforme códigos da tabela de modelos de documentos fiscais do subitem 3.3.

11.1.9 - CAMPO 07 - Em se tratando de documento sem seriação, deixar em branco as três posições.

11.1.10 - CAMPO 08 - No caso de subseriação de documento de série "D", indicar o número da subsérie deixando em branco a posição não significativa.

11.1.11 - CAMPO 10 - Um registro para cada CFOP do documento fiscal.

11.1.12 - CAMPO 12 - No valor a que se refere este campo não se inclui a base de cálculo da retenção, em se tratando de substituição tributária.

11.1.13 - CAMPO 13 - No montante do imposto a que se refere este campo não se inclui ICMS retido por substituição tributária.

11.1.14 - CAMPO 17 - preencher com "S", quando se tratar de documento fiscal regularmente cancelado e com "N", caso contrário.

11.1.15 -  Para serem preenchidos exclusivamente por estabelecimentos varejistas localizados no território do Estado do Espirito Santo, em relação às notas fiscais de aquisição de mercadorias:

11.1.15.1 - CAMPO 18 - preencher  com a situação tributária a ser praticada quando da comercialização das mercadorias a consumidor final obedecido o seguinte critério: F (Retido na Fonte), I (Isenta), N (Não -Tributada) e T (Tributada);

11.1.15.2 - CAMPO 19 - preencher com a alíquota correspondente à carga tributária efetiva a ser praticada quando da comercialização de mercadorias a consumidor final;

11.1.15.3 - CAMPO 20 - preencher com o valor total das mercadorias para cada alíquota indicada no Campo 19;

11.1.15.4 - deve ser gerado um registro por situação tributária/alíquota, correspondendo os valores do CAMPO 20 à soma das operações por situação tributária/alíquota informada no registro.

12 - REGISTRO TIPO 51

TOTAL DE NOTA FISCAL QUANTO AO IPI

Denominação do

Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

"51"

2

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do remetente nas

entradas e do destinatário

nas saídas

14

3

16

N

03

Inscrição Estadual

Inscrição Estadual do

Remetente nas entradas e

do destinatário nas saídas

14

17

30

X

04

Data de emissão/rece-bimento

Data de emissão na saída ou recebimento na entrada

8

31

38

N

05

Unidade da Federação

Sigla da Unidade da Federação do remetente nas entradas e do

Destinatário nas saídas

2

39

40

X

06

Série

Série da nota fiscal

2

41

42

X

07

Subsérie

Subsérie da nota fiscal

2

43

44

X

08

Número

Número da nota fiscal

6

45

50

N

09

CFOP

Código Fiscal de Operação e Prestação

3

51

53

N

10

Valor Total

Valor total da nota fiscal

(com 2 decimais)

13

54

66

N

11

Valor do IPI

Montante do IPI (com 2

decimais)

13

67

79

N

12

Isenta ou não tributada

- IPI

Valor amparado por isenção ou não-incidência do IPI (com 2 decimais)

13

80

92

N

13

Outras - IPI

Valor que não confira débito ou crédito do IPI

(com 2 decimais)

13

93

105

N

14

Código da Situação Tributária Federal

Conforme tabelas publicadas pela Secretaria da Receita Federal

5

106

110

X

15

Código da Situação Tributária Federal

Conforme campo 14

5

111

115

X

16

Código da Situação Tributária Federal

Conforme campo 14

5

116

120

X

17

Código da Situação Tributária Federal

Conforme campo 14

5

121

125

X

18

Situação

Situação do documento

Fiscal quanto ao cancelamento

1

126

126

X

 

12.1 - OBSERVAÇÕES

12.1.1 - Este registro deverá ser composto somente por contribuintes do IPI, obedecendo à sistemática semelhante à da escrituração dos Livros Registro de Entradas e Registro de Saídas.

12.1.2 - CAMPO 02 - Valem as observações do subitem 11.1.5.

12.1.3 - CAMPO 03 - Valem as observações do subitem 11.1.6.

12.1.4 - CAMPO 05 - Valem as observações do subitem 11.1.7.

12.1.5 - CAMPO 06 - Em se tratando de documento sem seriação, deixar em branco as duas posições.

12.1.6 - CAMPO 07 - Valem as observações do subitem 11.1.10.

12.1.7 - CAMPO 09 - Valem as observações do subitem 11.1.11;

12.1.8 - CAMPOS 14 A 17:

12.1.8.1 - preencher com os códigos aprovados pela Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal nº 142, de 26 de dezembro de l984 e alterações posteriores.

12.1.8.2 – é dispensada a indicação quando o registro se referir a entrada de mercadoria.

12.1.9 - CAMPO 18 - Valem as observações do subitem 11.1.14.

13 - REGISTRO TIPO 53

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Denominação do

 Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

"53"

2

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do contribuinte

Substituído

14

3

16

N

03

Inscrição Estadual

Inscrição Estadual do

Contribuinte substituído

14

17

30

X

04

Data de emissão/rece-bimento

Data de emissão na saída

ou recebimento na entrada

8

31

38

N

05

Unidade da Federação

Sigla da Unidade da Federação

do contribuinte substituído

2

39

40

X

06

Modelo

Código do modelo da nota

Fiscal

2

41

42

N

07

Série

Série da nota fiscal

3

43

45

X

08

Subsérie

Subsérie da nota fiscal

2

46

47

X

09

Número

Número da nota fiscal

6

48

53

N

10

CFOP

Código Fiscal de Operação e

Prestação

3

54

56

N

11

Base de cálculo do ICMS -Substituição Tributária

Base de cálculo de retenção

do ICMS (com 2 decimais)

13

57

69

N

12

ICMS retido

ICMS retido pelo substituto

(com 2 decimais)

13

70

82

N

13

Despesas Acessórias

Soma das despesas acessórias (frete, seguro e outras - com 2 decimais)

13

83

95

N

14

Situação

Situação do documento fiscal

quanto ao cancelamento

1

96

96

X

15

Brancos

--

30

97

126

X

13.1 - OBSERVAÇÕES

13.1.1 - Este registro só é obrigatório para o contribuinte substituto tributário, nas operações com mercadorias.

13.1.2 - CAMPO 03 - Valem as observações do subitem 11.1.6.

13.1.3 - CAMPO 06 - Valem as observações do subitem 11.1.8.

13.1.4 - CAMPO 07 - Valem as observações do subitem 11.1.9.

13.1.5 - CAMPO 08 - Valem as observações do subitem 11.1.10.

13.1.6 - CAMPO 10 - Valem as observações do subitem 11.1.11.

13.1.7 - CAMPO 14 - Valem as observações do subitem 11.1.14.

14 - REGISTRO TIPO 54

PRODUTO

Denominação do

Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

"54"

2

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do remetente nas

entradas e do destinatário nas saídas

14

3

16

N

03

Data de emissão/rece-bimento

Data de emissão na saída ou recebimento na entrada

8

17

24

N

04

Unidade da Federação

Sigla da Unidade da Federação

do remetente nas entradas e do destinatário nas saídas

2

25

26

X

05

Modelo

Código do modelo da nota

Fiscal

2

27

28

N

06

Série

Série da nota fiscal / Classe de consumidor / Tipo de usuário

3

29

31

X

07

Subsérie

Subsérie da nota fiscal

2

32

33

X

08

Número

Número da nota fiscal

6

34

39

N

09

Número do Item

Número de ordem do item na nota fiscal

2

40

41

N

10

Código do Produto

Código do produto ou serviço  NBM/SH

10

42

51

X

11

Situação Tributária

Código da situação tributária

do produto ou serviço

3

52

54

N

12

Unidade de Medida

Unidade de medida do produto  (un, kg, g, l, t, m,  m2, m3, sc, frd, kW, kWh, etc.)

3

55

57

X

13

Quantidade

Quantidade do produto (com 3 decimais)

13

58

70

N

14

Valor do Produto

Valor total do produto (valor

unitário multiplicado por

quantidade - com 2 decimais) ou do desconto concedido.

13

71

83

N

15

Base de cálculo do

ICMS próprio

Base de Cálculo do ICMS

(com 2 decimais)

13

84

96

N

16

Base de cálculo do

ICMS de substituição

Base de Cálculo do ICMS

de retenção na Substituição Tributária (com 2 decimais)

13

97

109

N

17

Alíquota do ICMS

Alíquota do ICMS do produto (com 2 decimais)

4

110

113

N

18

Valor do IPI

Valor do IPI do produto

(com 2 decimais)

13

114

126

N

 

14.1 - OBSERVAÇÕES

 

14.1.1 - Deve ser gerado:

14.1.1.1 - um registro para cada produto ou serviço constante da nota fiscal;

14.1.1.2 - um registro para informar desconto que tenha sido discriminado no corpo da nota fiscal (ver observação no subitem 14.1.6).

14.1.2 - CAMPO 03 - valem as observações do subitem 11.1.6;.

14.1.3 - CAMPO 06 - Valem as observações do subitem 11.1.8.

14.1.4 - CAMPO 07 - Valem as observações do subitem 11.1.9.

14.1.5 - CAMPO 08 - Valem as observações do subitem 11.1.10.

14.1.6 - Campo 09 - Deve refletir a posição seqüencial de cada produto ou serviço na nota fiscal, ou conter “99” para indicar o valor do desconto discriminado na nota fiscal.

 

14.1.7 - CAMPO 11

14.1.7.1 - Quando o emitente não utilizar o sistema de codificação da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias - Sistema Harmonizado - NBM-SH ou a Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM, deve incluir a Tabela de Código de Produtos, através de registros “Tipo 75”;

14.1.7.2 - Em se tratando de registro para indicar o valor do desconto discriminado na nota fiscal, deixar em branco.

14.1.18 - CAMPOS 15 e 16 - Devem ser preenchidos apenas nos registros de documentos emitidos pelo contribuinte informante.

15 - REGISTRO TIPO 55

GUIA NACIONAL DE RECOLHIMENTO DE TRIBUTOS ESTADUAIS - GNRE

Denominação do Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

"55"

2

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do contribuinte

substituto tributário

14

3

16

N

03

Inscrição Estadual

Inscrição Estadual na

Unidade da Federação destinatária do contribuinte substituto tributário

14

17

30

X

04

Data da GNRE

Data do documento de

Arrecadação

 

8

31

38

N

05

Unidade da Federação

Sigla da Unidade da Federação do contribuinte substituto tributário

2

39

40

X

06

Banco GNRE

Código do Banco onde foi

efetuado o recolhimento

3

41

43

N

07

Agência GNRE

Agência onde foi efetuado o recolhimento

4

44

47

N

08

Número GNRE

Número de autenticação

bancária do documento de

arrecadação

12

48

59

N

09

Valor GNRE

Valor recolhido

(com 2 decimais)

13

60

72

N

10

Data do vencimento

Data do vencimento do

ICMS substituído

8

73

80

N

11

Mês e ano de referência

Mês e ano referente à ocorrência do fato gerador, formato MMAAAA

6

81

86

N

12

Número do Convênio

ou Protocolo /Mercadoria

Preencher com o conteúdo

do campo 15 da GNRE

30

87

116

X

13

Brancos

 --

10

117

126

X

 

15.1 - OBSERVAÇÕES

 

15.1.1 - Registro composto apenas por contribuintes substitutos tributários, devendo ser gerado um registro para cada Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE recolhida;

15.1.2 - CAMPO 09 - Valor líquido após a compensação: resultado do ICMS por substituição devido, descontados os valores relativos a devoluções e ressarcimentos decorrentes de operações efetuadas sob o regime de  substituição tributária.

16 - REGISTRO TIPO 60

CUPOM FISCAL

Denominação do

Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

"60"

2

1

2

N

02

Brancos

 --

28

3

30

X

03

Data de emissão

Data de emissão dos Cupons

8

31

38

N

04

Número do equipamento

Número atribuído pelo

Estabelecimento ao

Equipamento

3

39

41

N

05

Modelo do cupom fiscal

Código do modelo do

cupom fiscal

2

42

43

X

06

Número inicial de ordem

Número do primeiro cupom

fiscal emitido no dia

6

44

49

N

07

Número final de ordem

Número do último cupom

fiscal emitido no dia

6

50

55

N

08

Valor total diário

Somatório diário das saídas documentadas por cupom fiscal relativo a determinado equipamento.

14

56

69

N

09

Valor do ICMS

Montante do ICMS diário

13

70

82

N

10

Brancos

--

44

83

126

X

 

16.1 - OBSERVAÇÕES

16.1.1 - Registro composto apenas pelos emitentes dos documentos fiscais em questão.

16.1.2 - CAMPO 05 - Preencher com "2B", quando se tratar de Cupom Fiscal emitido por máquina registradora, ou "2D", quando se tratar de Cupom Fiscal ECF.

17 - REGISTRO TIPO 61

AUTORIZAÇÃO DE CARREGAMENTO E TRANSPORTE

BILHETE DE PASSAGEM

BILHETE DE PASSAGEM E NOTA DE BAGAGEM

BILHETE DE PASSAGEM FERROVIÁRIO

BILHETE DE PASSAGEM RODOVIÁRIO

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS

DESPACHO DE TRANSPORTE

MANIFESTO DE CARGA

NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO

NOTA FISCAL DE PRODUTOR

NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE TRANSPORTE, exceto quando emitida por Prestador de Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas

ORDEM DE COLETA DE CARGA

RESUMO MOVIMENTO DIÁRIO

Denominação do Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

"61"

2

1

2

N

02

Brancos

 --

28

3

30

X

03

Data de emissão

Data de emissão dos

documentos fiscais

8

31

38

N

04

Modelo

Modelo dos documentos

fiscais

2

39

40

X

05

Série

Série do documento fiscal

1

41

41

X

06

Subsérie

Subsérie dos documentos

fiscais

3

42

44

X

07

Número inicial de

Ordem

Número do primeiro

documento fiscal emitido

no dia

9

45

53

N

08

Número final de ordem

Número do último documento

fiscal emitido no dia.

9

54

62

N

09

Valor

Somatório diário das saídas documentadas por documentos fiscais de mesma série e subsérie

16

63

78

N

10

Brancos

--

48

79

126

X

 

17.1 - OBSERVAÇÕES

17.1.1 - Registro composto apenas pelos emitentes dos documentos fiscais em questão.

17.1.2 - CAMPO 04 - Preencher conforme códigos da tabela de modelos de documento fiscal, do subitem 3.3.

18. REGISTRO TIPO 70

NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE TRANSPORTE

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE CARGAS

CONHECIMENTO AÉREO

Denominação do

Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

"70"

2

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do emitente do

documento, no caso de

aquisição de serviço;

CNPJ do tomador do

serviço, no caso de emissão do documento

14

3

16

N

03

Inscrição Estadual

Inscrição Estadual do

emitente do documento,

no caso de aquisição de

serviço; Inscrição Estadual

do tomador do serviço, no

caso de emissão do

documento

14

17

30

X

04

Data de emissão/utilização

Data de emissão para o

prestador, ou data de

utilização do serviço para

o tomador

8

31

38

N

05

Unidade da Federação

Sigla da Unidade da

Federação do emitente do

Documento, no caso  de

aquisição de serviço, ou do

tomador do serviço, no caso

de emissão do documento

2

39

40

X

06

Modelo

Código do modelo do

Documento fiscal

2

41

42

N

07

Série

Série do documento

1

43

43

X

08

Subsérie

Subsérie do documento

2

44

45

X

09

Número

Número do documento

6

46

51

N

10

CFOP

Código Fiscal de Operação e Prestação - um registro para cada CFOP da nota fiscal

3

52

54

N

11

Valor total

Valor total da nota fiscal

14

55

68

N

12

Base de cálculo do ICMS

Base de cálculo do ICMS

14

69

82

N

13

Valor do ICMS

Montante do imposto

14

83

96

N

14

Isenta ou não tributada

Valor amparado por isenção ou não-incidência

14

97

110

N

15

Outras

Valor que não confira débito ou crédito do ICMS

14

111

124

N

16

CIF/FOB

Modalidade do frete.

 "1" - CIF ou "2" - FOB

1

125

125

N

17

Situação

Situação do documento fiscal quanto ao cancelamento

1

126

126

X

 

18.1 - OBSERVAÇÕES

18.1.1 - este registro deverá ser composto por contribuintes do ICMS, tomadores ou prestadores de serviços de transporte.

18.1.2 - CAMPO 02 - Valem as observações do subitem 11.1.5.

18.1.3 - CAMPO 03 - Valem as observações do subitem 11.1.6.

18.1.4 - CAMPO 05 - Valem as observações do subitem 11.1.7.

18.1.5 - CAMPO 06 - Valem as observações do subitem 11.1.8.

18.1.6 - CAMPO 08:

18.1.6.1 - no caso de subseriação de documentos de séries "B", "C", ou "U", indicar o número de subsérie deixando em branco a posição não significativa.

18.1.6.2 - em se tratando de documento fiscal de série única, sem subseriação, deixar em branco as duas posições.

18.1.6.3  - no caso de subséries únicas de documentos fiscais de séries "B" ou "C", colocar "U" na primeira posição, deixando em branco a segunda posição.

18.1.6.4 - no caso de subseriação de documentos fiscais de série "B-única" ou "C-única", colocar "U" na primeira posição e o número da subsérie na segunda posição.

18.1.7 -  CAMPO 17 - Valem as observações do subitem 11.1.14.

19 - REGISTRO TIPO 71

INFORMAÇÕES DA CARGA TRANSPORTADA REFERENTE A:

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE CARGAS

CONHECIMENTO AÉREO

Denominação do Campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

"71"

2

1

2

N

02

CNPJ do tomador

CNPJ do tomador do

serviço

14

3

16

N

03

Inscrição Estadual do

tomador

inscrição estadual do tomador do serviço

14

17

30

X

04

Data de emissão

Data de emissão do

Conhecimento

8

31

38

N

05

Unidade da Federação do tomador

Unidade da Federação do

tomador do serviço

2

39

40

X

06

Modelo

Modelo do conhecimento

2

41

42

X

07

Série

Série do conhecimento

1

43

43

X

08

Subsérie

Subsérie do conhecimento

2

44

45

X

09

Número

Número do conhecimento

6

46

51

N

10

Unidade da Federação do remetente/destinatário da nota fiscal

Unidade da Federação do remetente, se o destinatário for o tomador,  ou Unidade da Federação do destinatário, se o remetente for o tomador

2

52

53

X

11

CNPJ do remetente/destinatário da nota fiscal

CNPJ do remetente, se o

destinatário for o tomador ou

CNPJ do destinatário, se o remetente for o tomador

14

54

67

N

12

Inscrição Estadual do remetente/destinatário da nota fiscal

Inscrição Estadual do

remetente,  se o destinatário

for o tomador , ou Inscrição

Estadual do destinatário, se o remetente for o tomador

14

68

81

X

13

Data de emissão da

nota fiscal

Data de emissão da nota fiscal que acoberta a carga

Transportada

8

82

89

N

14

Modelo da nota fiscal

Modelo da nota fiscal que

acoberta a carga transportada

2

90

91

X

15

Série da nota fiscal

Série da nota fiscal que

acoberta a carga transportada

2

92

93

X

16

Subsérie da nota fiscal

Subsérie da nota fiscal que

acoberta a carga transportada

2

94

95

X

17

Número da nota fiscal

Número da nota fiscal que

acoberta a carga transportada

6

96

101

N

18

Valor total da nota fiscal

Valor total da nota fiscal que

acoberta a carga transportada

14

102

115

N

19

Brancos

--

11

116

126

X

 

19.1 – OBSERVAÇÕES

19.1.1 - Registro composto apenas por emitentes de Conhecimentos de Transporte Rodoviário de Cargas, Conhecimentos de Transporte Aquaviário de Cargas e Conhecimentos Aéreos, que gravarão 1 (um) registro para cada nota fiscal constante dos conhecimentos, excetuando-se os conhecimentos regularmente cancelados.

19.1.1.1 - Nas operações decorrentes das vendas de produtos agropecuários, inclusive de café em grão, efetuadas pelo Banco do Brasil S.A., em leilão na bolsa de mercadorias, em nome de produtores (Conv. ICMS 46/94, de 29 de março de 1994 e Conv. ICMS 132/95, de 11 de dezembro de 1995), os CAMPOS 02, 03 e 05 devem conter os dados do estabelecimento remetente, e os CAMPOS 10 a 12  os dados do estabelecimento destinatário.

19.1.2 - CAMPO 02 - Valem as observações do subitem 11.1.5.

19.1.3 - CAMPO 03 - Valem as observações do subitem 11.1.6.          

19.1.4 - CAMPO 05 - Valem as observações do subitem 11.1.7.

19.1.5 - CAMPO 06 - Valem as observações do subitem 11.1.8.

19.1.6 - CAMPO 08 - Valem as observações do subitem 18.1.6.

19.1.7 - CAMPO 10 - Valem as observações do subitem 11.1.7.

19.1.8 - CAMPO 11 - Valem as observações do subitem 11.1.5.

19.1.9 - CAMPO 12 - Valem as observações do subitem 11.1.6.

19.1.10 - CAMPO 14 - Valem as observações do subitem 11.1.8.

19.1.11 - CAMPO 15 - Valem as observações do subitem 11.1.9.

19.1.12 - CAMPO 16 - Valem as observações do subitem 11.1.10.

20 - REGISTRO TIPO 75

CÓDIGO DE PRODUTO OU SERVIÇO

Denominação

 do Campo

Conteúdo

Tamanho

 Posição

Formato

01

Tipo

"75"

2

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do remetente

14

3

16

N

03

Código

Código do produto ou do

serviço

10

17

26

X

04

Descrição

Descrição do produto ou do

serviço

75

27

101

X

 05

Brancos

 --

25

102

126

X

 

20.1 - OBSERVAÇÕES

20.1.1 registro obrigatório quando o emitente da nota fiscal não utilizar o sistema de codificação da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias - Sistema Harmonizado - NBM-SH ou a Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM.

20.1.2 - CAMPO 03 - Deve ser gerado um registro para cada tipo de produto ou de serviço que foi comercializado no período.

21 - REGISTRO TIPO 90

TOTALIZAÇÃO DO ARQUIVO

 

Denominação do campo

Conteúdo

Tamanho

Posição

 

Formato

01

Tipo

“90”

2

1

2

N

02

CNPJ

CNPJ do informante

14

3

16

N

03

Inscrição Estadual

Inscrição Estadual do informante

14

17

30

X

04

Tipo a ser totalizado

Tipo de registro que será totalizado pelo próximo campo

2

31

32

N

05

Total de registros

Total de registros do tipo informado no campo anterior

8

33

40

N

...

......

............

.....

.....

......

...

 

Total geral

Total de registros existentes no arquivo, incluindo os tipos 10 e 90

8

 

 

N

 

Número de registros tipo 90

 

1

126

126

N

 

 

21.1 - OBSERVAÇÕES

21.1.1 - Registro com leiaute flexível. Conterá os totalizadores de todos os tipos de registros existentes no arquivo magnético, dispensada a indicação de tipos não informados.

21.1.2 - O limite máximo do registro é de 126 posições.

21.1.3 - Caso as 126 posições não sejam suficientes para totalizar todos os tipos de registros, acrescentar tantos registros tipo 90 quantos forem necessários, seguindo as seguintes diretrizes:

21.1.3.1 - manter iguais os campos de 1 a 3 em todos os registros de tipo 90 existentes no arquivo;

21.1.3.2 - incluir o campo TOTAL GERAL apenas no último dos registros tipo 90;

21.1.3.3 - a posição 126 de todos os registros tipo 90 sempre conterá o número de registros tipo 90 existentes no arquivo;

21.1.3.4 - as posições não utilizadas (anteriores à posição 126) deverão ser preenchidas com brancos.

21.1.4 - CAMPO TIPO A SER TOTALIZADO - deverá conter o tipo de registro do arquivo magnético que será totalizado no campo a seguir.

21.1.5 - CAMPO TOTAL DE REGISTROS - será formado pelo número de registros especificados no campo anterior, contidos no arquivo magnético.

21.1.6 - CAMPO TOTAL GERAL – número de registros existentes no arquivo, incluídos, também, os registros tipos 10 e 90.

22 - INSTRUÇÕES GERAIS

22.1 - Os registros fiscais poderão ser mantidos em características e especificações diferentes, desde que, quando exigidos, sejam fornecidos nas condições previstas neste manual.

22.2 - O contribuinte usuário de sistema eletrônico de processamento de dados deverá fornecer, quando solicitado, documentação técnica minuciosa, completa e atualizada do sistema, contendo descrição, gabarito de registro ("leiaute") dos arquivos e listagens de programas.

23 - LISTAGEM DE ACOMPANHAMENTO

23.1 - O arquivo em meio magnético será apresentado com Listagem de Acompanhamento, que conterá as seguintes informações:

23.1.1 - CNPJ do estabelecimento informante, no formato 99.999.999/9999-99;

23.1.2 - Inscrição Estadual do estabelecimento informante;

23.1.3 - nome comercial (razão social/denominação) do estabelecimento informante;

23.1.4 - endereço completo do estabelecimento informante;

23.1.5 - marca e modelo do equipamento utilizado na geração do arquivo;

23.1.6 - indicação da mídia com o respectivo total;

23.1.7 - período abrangido pelas informações contidas no arquivo;

23.1.8 - indicação dos totais por tipo de registro, indicando-se apenas os tipos existentes no arquivo magnético, cada tipo em uma linha:

tipo 10 =  1 registro

tipo 11 = .... registros

tipo 50 = .... registros

tipo 51 = .... registros

tipo 53 = .... registros

tipo 54 = .....registros

tipo 55 =......registros

tipo 60 = .. ..registros

tipo 61 = .....registros

tipo 70 = .....registros

tipo 71 = .....registros

tipo 75 = .....registros

tipo 90 =  .... registros

23.1.9 - Total geral de registros no arquivo.

24 - RECIBO DE ENTREGA

A apresentação do arquivo será acompanhada de Recibo de Entrega, preenchido em três (3) vias pelo estabelecimento, obedecidas as seguintes instruções:

24.1 - DADOS GERAIS:

24.1.1 - CAMPO 01 - PRIMEIRA APRESENTAÇÃO - Assinalar com um "X" uma das seguintes opções, de acordo com a situação:

Sim - no caso de primeira apresentação de cada período solicitado;

Não - no caso de retificação à primeira apresentação.

24.2 - IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE:

24.2.1 - CAMPO 02 - INSCRIÇÃO ESTADUAL - Preencher com o número da Inscrição Estadual do estabelecimento no cadastro de contribuintes do ICMS da Unidade da Federação destinatária.

24.2.2 - CAMPO 03 - CNPJ - Preencher com o número da inscrição do estabelecimento no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ.

24.2.3 - CAMPO 04 - NOME COMERCIAL (RAZÃO SOCIAL/DENOMINAÇÃO) - Preencher com o nome comercial (razão social/denominação) do estabelecimento. Evitar abreviaturas.

24.3 - ESPECIFICAÇÃO DO ARQUIVO ENTREGUE

24.3.1 - CAMPO 05 - MEIO MAGNÉTICO ENTREGUE - Assinalar com um "X" conforme a situação.

24.3.2 - CAMPO 06 - NÚMERO DE MÍDIAS DO ARQUIVO - Anotar a quantidade de mídias do arquivo magnético.

24.3.3 - CAMPO 07 - PERÍODO - Indicar a data inicial e final (DD/MM/AAAA a DD/MM/AAAA) dos registros contidos no arquivo.

24.4 - RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES:

24.4.1 - CAMPO 08 - NOME - Indicar o nome do responsável pelo estabelecimento.

24.4.2 - CAMPO 09 - TELEFONE/FAX - Indicar o número do telefone/fax para contatos.

24.4.3 - CAMPO 10 - DATA - Indicar a data de preenchimento do formulário.

24.4.4 - CAMPO 11 - ASSINATURA – Lançar, em todas as vias,  a assinatura do responsável pelo estabelecimento.

24.5 - PARA USO DA REPARTIÇÃO:

24.5.1 - CAMPO 12 - RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO - Não preencher, uso da Agência da Receita.

24.5.2 - CAMPO 13 - RESPONSÁVEL PELO PROCESSAMENTO - Não preencher, uso da Agência da Receita.

25 - FORMA, LOCAL E PRAZO DE APRESENTAÇÃO

A entrega do arquivo magnético será efetivada segundo instruções complementares ou intimação lavrada pela autoridade competente, acompanhada de Listagem de Acompanhamento e do Recibo de Entrega, emitido em 3 (três) vias, uma das quais será devolvida ao contribuinte, como recibo.

26 - DEVOLUÇÃO DO ARQUIVO MAGNÉTICO

26.1 - O arquivo magnético será recebido condicionalmente e submetido a teste de consistência;

26.2 - Constatada a inobservância das especificações descritas neste manual, o arquivo será devolvido para correção, acompanhado de Listagem Diagnóstico indicativa das irregularidades encontradas. A listagem será fornecida em papel ou, em meio magnético, de acordo com a conveniência da Secretaria de Estado da Fazenda.

27 - MODELOS DOS LIVROS FISCAIS EMITIDOS POR PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS

27.1 - Os relatórios que compõem os livros fiscais deverão obedecer aos modelos previstos neste Manual de Orientação de Processamento Eletrônico de Dados, sendo permitido:

27.1.1 - dimensionar as colunas de acordo com as possibilidades técnicas do equipamento do usuário;

27.1.2 - imprimir o registro em mais de uma linha, utilizando códigos apropriados;

27.1.3 - suprimir as colunas que o estabelecimento não estiver obrigado a preencher;

27.1.4 - suprimir a coluna destinada a "OBSERVAÇÕES" desde que as eventuais observações sejam impressas em seguida ao registro a que se referirem ou ao final do relatório mensal com as remissões adequadas.

28 - DOCUMENTOS FISCAIS

28.1 - Considera-se como documento fiscal previsto neste anexo o formulário numerado tipograficamente, que também for numerado pelo sistema eletrônico de processamento de dados.

28.2 - Caso o formulário destinado à emissão dos documentos fiscais referidos no subitem anterior, numerado tipograficamente, seja inutilizado antes de ser numerado pelo sistema eletrônico de processamento de dados, aplica-se a regra do inciso V do art. 686 do RICMS.

28.3 - Será, também, aplicada a regra do inciso V do art. 686 do RICMS, ao formulário, já numerado pelo sistema eletrônico de processamento de dados, que for inutilizado por defeito na impressão, hipótese em que o próximo formulário poderá ter a mesma numeração dada pelo sistema ao formulário inutilizado.

1

PEDIDO/COMUNICAÇÃO DE USO DE SISTEMA ELETRÔNICO

 DE PROCESSAMENTO DE DADOS

03

CARIMBO DE INSC. ESTADUAL

 

 

01

PEDIDO/COMUNICAÇÃO

02

PROCESSAMENTO

 

 

 

 

 

1

 

USO

 

 

 

2

 

ALTERAÇÃO DE USO

 

 

 

3

 

RECADASTRAMENTO

 

 

 

4

 

CESSAÇÃO DE USO A PEDIDO

 

 

 

5

 

CESSAÇÃO DE USO DE OFÍCIO

 

 

 

 

 

 

QUADRO II                                                              IDENTIFICAÇÃO DO USUÁRIO

04

N.º INSCRIÇÃO ESTADUAL

05

N.º CNPJ

 

 

06

NOME COMERCIAL (RAZÃO SOCIAL/DENOMINAÇÃO)       

 

 

 

QUADRO III                                                   LIVROS FISCAIS E/OU DOCUMENTOS FISCAIS EMITIDOS POR SISTEMA ELETRÔNICO DE PROCESSAMENTO DE DADOS

07

CÓDIGOS DOCUMENTOS FISCAIS

08

LIVROS FISCAIS

 

 

                                MODELO                                           MODELO                                          MODELO

 

1

 

REGISTRO DE ENTRADAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

REGISTRO DE SAÍDAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

REGISTRO DE CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

REGISTRO DE INVENTÁRIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

 

REGISTRO DE APURAÇÃO DO ICMS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUADRO IV                                                               ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

09

UCP FABRICANTE/MODELO

10

SISTEMA OPERACIONAL:

11

MÍDIAS  DISPONÍVEIS

 

 

 

1

 

DISQUETE 3 ½

2

 

 CD

3

 

JAZZ                           

4

 

ZIP   

 

12

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

13

SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCOS DE DADOS

 

QUADRO V                                                                                                                 IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO ONDE SE LOCALIZA A UCP

14

N.º INSCRIÇÃO ESTADUAL/MUNICIPAL

15

N.º INSCRIÇÃO CNPJ

 

 

16

NOME COMERCIAL (RAZÃO SOCIAL/DENOMINAÇÃO)

 

 

17

LOGRADOURO

18

NÚMERO

 

 

19

COMPLEMENTO

20

MUNICÍPIO

21

UF

22

CEP

23

TELEFONE/FAX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUADRO VI                                                      RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES

24

NOME DO SIGNATÁRIO

25

TELEFONE/FAX

 

 

26

CARGO NA EMPRESA

27

CPF / N.º IDENTIDADE

 

 

28

DATA                                                                                                                                                                                                                                                                                ASSINATURA

         ___/___/___                           

__________________________________

 

QUADRO VII                                                PARA USO DA REPARTIÇÃO FAZENDÁRIA

29

RECEBIDO  EM               _____/_____/_____

30

AUTORIZADO O PEDIDO               _____/_____/_____

31

PROCESSADO EM      ____/____/____

 

 

 

SIM                       DATA

 

 

 

 

                    _____________________________

        _____________________________

PROTOCOLO N.º ___________________________

 

 

NÃO                             ASSINATURA

                           ASSINATURA

 

 

 

 

 

 

32

VISTO/CARIMBO DA RECEITA FEDERAL

        _________________________________________

                         ASSINATURA/MATRÍCULA

 

______________________________________________________________

 


2

 

RECIBO DE ENTREGA

01

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO?

DE ARQUIVO MAGNÉTICO

 

 

 

 

 

SIM

 

 

 

 

 

 

 

NÃO

 

 

 

 

 

 

IDENTIFICAÇÃO DO CONTRIBUINTE

 

 

02

INSCRIÇÃO ESTADUAL

03

CNPJ

 

 

 

   |___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|___|

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

04

NOME COMERCIAL (RAZÃO SOCIAL / DENOMINAÇÃO)

 

 

 

 

 

 

 

ESPECIFICAÇÃO DA MÍDIA ENTREGUE

 

 

05

MÍDIA ENTREGUE

 

 

 

 

 

 

 

 

DISCO FLEXÍVEL 3 ½”

 

CD

 

JAZZ

 

ZIP

 

 

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

 

 

06

NÚMERO DE MÍDIAS DO ARQUIVO

07

PERÍODO

 

 

 

 

 

   DE  |___|___|___|___|___|___|___|___|         A       |___|___|___|___|___|___|___|___|

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES

 

 

08

NOME

09

TELEFONE/FAX

 

 

 

 

 

 

 

 

10

DATA

11

ASSINATURA

 

 

 

              ____/____/____

 

 

    __________________________________________________________________

 

 

 

PARA USO DA REPARTIÇÃO

 

 

12

RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO

 

13

RESPONSÁVEL PELO PROCESSAMENTO

 

 

 

 

 

   DATA    ____/____/____

 

___________________________         __________________

             ASSINATURA                                     MATRÍCULA

 

 

 

   DATA    ____/____/____

 

___________________________         _________________

             ASSINATURA                                     MATRÍCULA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

LIVRO REGISTRO DE ENTRADAS – RE – MODELO P1

 

REGISTRO DE ENTRADAS

(a) CÓDIGO DE VALORES FISCAIS

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                                   CNPJ:

FOLHA:                                                                                                         MÊS OU PERÍODO/ANO:

1 – OPERAÇÕES COM CRÉDITO DO IMPOSTO

2 – OPER. SEM CRÉDITO DO IMPOSTO - ISENTAS OU NÃO   TRIBUTADAS

3 – OPER. SEM CRÉDITO DE IMPOSTO – OUTRAS

DATA DE

DOCUMENTOS FISCAIS

 

CODIFICAÇÃO

ICMS VALORES FISCAIS

IPI VALORES FISCAIS

 

 

 

ENTRADA

 

ESPÉCIE

SÉRIE

SUB-

SÉRIE

 

NÚMERO

DATA DO

 

DOCU-MENTO

CÓDIGO

 

EMITENTE

UF

 

ORIGEM

VALOR


CONTÁBIL

 

 

CONTÁBIL

 

FISCAL

 

COD.

(a)

BASE DE
CÁLCULO
VALOR DA OPERAÇÃO

 

ALÍQ.

IMPOSTO

 

CREDITADO

 

CÓD.

(a)

BASE DE CÁLCULO
VALOR DA OPERAÇÃO

IMPOSTO

 

CREDITADO

OBSERVAÇÕES

 

99/99/99

 

XXXXX

 

XXX

 

999999

 

99/99/99

 

XXXXXXXXXX

 

 

XX

 

99.999.999,99

 

XXXXXX

 

 

9.99

TOTAL

 

9

1

2

3

 

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

 

99,9

 

 

9.999.999,99

9.999.999,99

 

9

1

2

3

 

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

 

9.999.999,99

9.999.999,99

 

 

 

 


 

4 -

LIVRO REGISTRO DE ENTRADAS – RE – MODELO P1/A

 

REGISTRO DE ENTRADAS

(a) CÓDIGO DE VALORES FISCAIS

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                                   CNPJ:

FOLHA:                                                                                                         MÊS OU PERÍODO/ANO:

1 – OPERAÇÕES COM CRÉDITO DO IMPOSTO

2 – OPER. SEM CRÉDITO DO IMPOSTO –  ISENTAS OU NÃO  TRIBUTADAS

3 – OPER. SEM CRÉDITO DE IMPOSTO – OUTRAS

DATA DE

DOCUMENTOS FISCAIS

 

CODIFICAÇÃO

VALORES FISCAIS

 

 

ENTRADA

 

ESPÉCIE

SÉRIE

SUB-

SÉRIE

 

NÚMERO

DATA DO

 

DOCU-MENTO

CÓDIGO

 

EMITENTE

UF

ORIGEM

VALOR

CONTÁBIL

 

CONTÁBIL

 

FISCAL

 

ICMS

IPI

 

COD.

(a)

BASE DE CÁLCULO

VALOR DA OPERAÇÃO

 

 

ALÍQ.

IMPOSTO

 

CREDITADO

OBSERVAÇÕES

 

99/99/99

 

XXXXX

 

XXX

 

999999

 

99/99/99

 

XXXXXXXXXX

 

 

XX

 

99.999.999,99

 

XXXXXX

 

 

9.99

 

TOTAL

 

TOTAL

 

ICMS

IPI

ICMS

 

IPI

 

9

9

1

2

3

1

2

3

 

 

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

99,9

 

 

9.999.999,99

9.999.999,99

9.999.999,99

 

 

9.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

LIVRO REGISTRO DE SAÍDAS – RS – MODELO P2

 

REGISTRO DE SAÍDAS

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                                                      CNPJ:

FOLHA:                                                                                                                            MÊS OU PERÍODO/ANO:

DOCUMENTOS FISCAIS

 

CODIFICAÇÃO

VALORES FISCAIS

 

 

SÉRIE

 

 

UF

VALOR

 

 

ICMS

OPERAÇÕES COM DÉBITO DO IMPOSTO

OPERAÇÕES S/DÉBITO DO IMPOSTO

OBSERVAÇÕES

ESPÉCIE

SUB-
SÉRIE

NÚMERO

DIA

DEST.

CONTÁBIL

CONTÁBIL

FISCAL

 

IPI

BASE
DE CÁLCULO

ALÍQ.

IMPOSTO
DEBITADO

ISENTAS OU

NÃO TRIBUTADAS

OUTRAS

 

xxxxx

xxx

999.999.999.999

99

XX

99.999.999,99

xxxxxx

9.99

 

TOTAL

 

ICMS

IPI

ICMS

IPI

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99,9

99,9

99,9

99,9

 

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

LIVRO REGISTRO DE SAÍDAS – RS – MODELO P2/A

 

REGISTRO DE SAÍDAS

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                                                      CNPJ:

FOLHA:                                                                                                                            MÊS OU PERÍODO/ANO:

DOCUMENTOS FISCAIS

 

CODIFICAÇÃO

VALORES FISCAIS

 

 

SÉRIE

 

 

UF

VALOR

 

 

OPERAÇÕES COM DÉBITO DO IMPOSTO

OPERAÇÕES S/DÉBITO DO IMPOSTO

OBSERVAÇÕES

ESPÉCIE

SUB-
SÉRIE

NÚMERO

DIA

DEST.

CONTÁBIL

CONTÁBIL

FISCAL

BASE
DE CÁLCULO

ALIQ.

IMPOSTO
DEBITADO

ISENTAS OU

NÃO TRIBUTADAS

OUTRAS

 

xxxxx

xxx

999.999.999.999

99

XX

99.999.999,99

xxxxxx

9.99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

99.999.999,99

99,9

 

 

 

 

99,9

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

7

LIVRO REGISTRO CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE – RCPE – MODELO P3

 

REGISTRO DE CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

(a) CÓDIGO DE ENTRADAS E SAÍDAS

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                                   CNPJ:

FOLHA:                                                                                                         MÊS OU PERÍODO/ANO:

PRODUTO: XXXXXXXXXXXXXXXXXX                         UNIDADE: XXXXX                             CLASSIFICAÇÃO FISCAL: 9999.99.9999

1 – NO PRÓPRIO ESTABELECIMENTO

2 – EM OUTRO ESTABELECIMENTO

3 – DIVERSAS

DOCUMENTO

LANÇAMENTO

ENTRADAS E SAÍDAS

 

 

 

SÉRIE

 

 

 

CODIFICAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

ESPÉCIE

SUB-

SÉRIE

NÚMERO

DATA

DIA

CONTÁBIL

FISCAL

E/S

CÓD.

(a)

QUANTIDADE

VALOR

IPI

ESTOQUE

OBSERVAÇÕES

 

 

XXXXX

XXXXX

 

XXX

XXX

 

 

 

 

 

 

 

**

 

999999

999999

 * SUB

 

 

 

* SUB  

 

 

TOTAL DO            

 

99.99.99

99.99.99

TOTAL

 

 

 

TOTAL

 

 

 PERÍODO

 

 

99

99

99

 

 

 

99

 

 

 

 

XXXXXX

XXXXXX

 

9.99

9.99

 

X

X

E

S

 

 

E

S

 

E

S

 

9

9

(PRODUTO)

99.999.999.999

99.999.999.999

99.999.999.999

99.999.999.999

 

 

99.999.999.999

99.999.999.999

 

99.999.999.999

99.999.999.999

 

 

 

9.999.999,99

9.999.999,99

 

9.999.999,99

9.999.999,99

 

 

 

 

99.999.999.999

 

 

 

99.999.999.999

 

 

99.999.999.999

 

 

 

 

 

8

LIVRO REGISTRO DE INVENTÁRIO – RI – MODELO P7

 

REGISTRO DE INVENTÁRIO

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                                                      CNPJ:

FOLHA:                                                                                                                            ESTOQUES EXISTENTES EM:

CLASSIFICAÇÃO

DISCRIMINAÇÃO

UNIDADE

QUANTIDADE

VALORES

FISCAL

 

 

 

UNITÁRIO

TOTAL

XX XX X XX XX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XX

999.999,999

999.999,99

999.999.999,99

 

LIVRO REGISTRO DE APURAÇÃO DO ICMS – RAICMS – MODELO P9

 

REGISTRO DE APURAÇÃO DO ICMS

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                                                                         CGC(MF):

FOLHA:                                                                    MÊS OU PERÍODO/ANO:

 

 

 

ENTRADAS

 

CODIFICAÇÃO

VALORES

ICMS – VALORES FISCAIS

 

 

CONTÁBEIS

OPERAÇÕES COM CRÉDITO DO IMPOSTO

OPERAÇÕES SEM CRÉDITO DO IMPOSTO

CONTÁBIL

FISCAL

 

BASE DE CÁLCULO

IMPOSTO CREDITADO

ISENTAS OU NÃO TRIBUTADAS

OUTRAS

XXXXXX

XXXXXX

XXXXXX

9.99

9.99

9.99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

                            SUBTOTAIS ENTRADAS

1.00         DO ESTADO         |                          99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

2.00         DE OUTROS   

                   ESTADOS

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

3.00         DO EXTERIOR                           

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

                   TOTAIS    

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

SAÍDAS

 

CODIFICAÇÃO

VALORES

ICMS – VALORES FISCAIS

 

 

CONTÁBEIS

OPERAÇÕES COM DÉBITO DO IMPOSTO

OPERAÇÕES SEM  DÉBITO DO IMPOSTO

CONTÁBIL

FISCAL

 

BASE DE CÁLCULO

IMPOSTO DEBITADO

ISENTAS OU NÃO TRIBUTADAS

OUTRAS

XXXXXX

XXXXXX

XXXXXX

9.99

9.99

9.99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

 

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

                            SUBTOTAIS SAÍDAS

5.00         PARA O  ESTADO                        99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

6.00         PARA OUTROS   

                   ESTADOS

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

7.00         PARA O EXTE-  

                   RIOR

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

 

99.999.999,99

99.999.999,99

 

 

 

 

 

 

 

                   TOTAIS    

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99

99.999.999,99


 

9

LIVRO REGISTRO DE APURAÇÃO DO ICMS – RAICMS – MODELO P9

 

RESUMO DA APURAÇÃO DO IMPOSTO

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                CGC(MF):

FOLHA:                               MÊS OU PERÍODO/ANO:

 

 

DÉBITO DO IMPOSTO

 

 

VALORES

 

 

 

 

 

COLUNA AUXILIAR

SOMAS

 

 

D

É

B

I

T

O

001 –     POR SAÍDAS /PRESTAÇÕES COM DÉBITO DO IMPOSTO

002 –     OUTROS DÉBITOS (DISCRIMINAR ABAIXO)

                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

003  – ESTORNO DE CRÉDITOS (DISCRIMINAR ABAIXO)

                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

004 –     SUBTOTAL

 

 

 

999.999.999,99

999.999.999,99

 

999.999.999,99

999.999.999,99

 

 

999.999.999,99

 

999.999.999,99

999.999.999,99

 

 

999.999.999,99

999.999.999,99

 

 

CRÉDITO DO IMPOSTO

 

 

 

 

 

C

R

É

D

I

T

O

005 –       POR ENTRADAS/AQUISIÇÕES COM CRÉDITO DO IMPOSTO

006 –       OUTROS CRÉDITOS (DISCRIMINAR ABAIXO)

                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

007 –       ESTORNO DE DÉBITOS (DISCRIMINAR ABAIXO)

                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

08  –         SUBTOTAL

009 –       SALDO CREDOR DO PERÍODO ANTERIOR

010 –       TOTAL

 

 

999.999.999,99

999.999.999,99

 

999.999.999,99

999.999.999,99

 

 

999.999.999,99

 

999.999.999,99

999.999.999,99

999.999.999,99

999.999.999,99

 

 

APURAÇÃO DO SALDO

 

 

 

 

 

 

S

A

L

011 –       SALDO DEVEDOR (DÉBITO MENOS CRÉDITO)

012 –       DEDUÇÕES (DISCRIMINAR ABAIXO)

                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

 

999.999.999,99

999.999.999,99

999.999.999,99

 

 

999.999.999,99

D

013 –       IMPOSTO A RECOLHER

 

999.999.999,99

O

014 –       SALDO CREDOR (CRÉDITO MENOS DÉBITO)

                    A TRANSPORTAR P/O PERÍODO SEGUINTE

 

99/9.999.999,99

 

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

GUIAS DE RECOLHIMENTO                                                                                                                                                                GUIA DE INFORMAÇÃO

                 NÚMERO                              DATA                              VALOR                            ÓRGÃO ARRECADADOR                      DATA DA ENTREGA                                               LOCAL DA ENTREGA (BANCO/REPARTIÇÃO)

          999999999999                    99/99/99                     99.999.999,99               XXXXXXXXXXXXXXXXX                                99/99/99                                         XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

          999999999999                    99/99/99                     99.999.999,99               XXXXXXXXXXXXXXXXX                                         

          999999999999                    99/99/99                     99.999.999,99               XXXXXXXXXXXXXXXXX

OBSERVAÇÕES:                   XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

                                                         XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

                                                         XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

                                                         XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

LISTA DE CÓDIGOS DE EMITENTES – TCM – MODELO P10

 

LISTA DE CÓDIGOS DE EMITENTES

FIRMA:

INSC. EST.:                                                                                                                                                                                                                     CNPJ:

FOLHA:                                                                                                                                                                                                                           DATA:

CÓDIGO DO

EMITENTE

 

EMITENTE DO DOCUMENTO FISCAL

UNIDADE
DA
FEDERAÇÃO

INSCRIÇÃO NO CGC

INSCRIÇÃO ESTADUAL

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

99.999.999/9999-99

XXXXXXXXXXXXXX

 

 


 

14

TABELA DE CÓDIGO DE MERCADORIAS – LCP – MODELO P11

 

TABELA CÓDIGO DE MERCADORIAS

FIRMA:

INSC. EST.                                                                                                                                                                                                                      CNPJ:

FOLHA:                                                                                                                                                                                                                           DATA:

CÓDIGO DO PRODUTO

DISCRIMINAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO FISCAL

XXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15

ESTADO DESTINATÁRIO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                                                                    – LISTAGEM DE OPERAÇÕES INTERESTADUAIS –                                                              LP1 – MODELO P12

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

EMITENTE:  XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                                                                                                                                                                                                PÁGINA: 999.999

ENDEREÇO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                      CNPJ:                           99.999.999/9999-99                                                               PERÍODO:     DE MM/AA A MM/AA

CIDADE: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX   UF: XX           CEP: 99999                                                            INSCRIÇÃO EST.: XXXXXXXXXXXXXXXXXX                                         EMISSÃO:               DD/MM/AAAA

N.º   NF      SER      EMISSÃO               RAZÃO SOCIAL                                                                                    CNPJ                                             VR. CONTÁBIL                      BASE DE CALC.                     VR. DO ICMS                              VR. DO IPI

                                                                            ENDEREÇO                                                                                               INSCRIÇÃO ESTADUAL                                                                                                                  VR. ICMS SUBST.                       IS/N TRIB.

                                                                            CIDADE                                                                                    UF           CEP                                                                                                         DESP ACESS                          VT SUBST                                     B C SUBST

999999     X99     DD/MM/AA            XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                  99.999.999/9999-99                     999.999.999,99                    999.999.999,99               99.999.999,99                99.999.999,99

                                                                            XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                           XXXXXXXXXXXXXXXXXX                                              99.999.999,99               99.999.999,99

                                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                            XX                    99 999-999                                                                                           99.999.999,99                       99.999.999,99               99.999.999,99

999999     X99     DD/MM/AA            XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                           99.999.999/9999-99            999.999.999,99                    999.999.999,99               99.999.999,99                99.999.999,99

                                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                        XXXXXXXXXXXXXXXXXX                                                                                                       99.999.999,99               99.999.999,99

                                      XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                            XX                    99 999-999                                                                                            99.999.999,99                       99.999.999,99               99.999.999,99

TOTAIS DA FOLHA                                                                                                                                                                                                                999.999.999,99 999.999.999,99 99.999.999,99            99.999.999,99

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     99.999.999,99               99.999.999,99

 

 

 

16

ESTADO DESTINATÁRIO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                                                                    – LISTAGEM DE PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS                                                                 LPI – MODELO P13

EMITENTE:  XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                                                                                                                                                                                                                                                  PÁGINA: 999.999

ENDEREÇO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                                                                                                                                                                    CNPJ: 99.999.999/9999-99                PERÍODO:     DE MM/AA A MM/AA

CIDADE: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX         UF: XX        CEP: 99999                                                         INSCRIÇÃO EST.: XXXXXXXXXXXXXXXXXX                                        EMISSÃO:                DD/MM/AAAA

 

DADOS DO CONHECIMENTO

DADOS DA CARGA TRANSPORTADA

N.º                     EMISSÃO                           VR. CONTÁBIL

SÉRIE              MODELO                                          VR. ICMS

         CIF/FOB

TIPO NÚMERO                          EMISSÃO               INSC. ESTADUAL:                                 CNPJ:                                            RAZÃO SOCIAL:

DOC   SÉRIE          VR. CONTÁBIL                          -DO REMETENTE                                    -DO REMETENTE                 -DO REMETENTE

                                                                                                   -DO DESTINATÁRIO                          -DO DESTINATÁRIO       -DO DESTINATÁRIO

999999          99/99/99                                99.999.999,99

X99                  99                                              99.999.999,99

                            XXX

999999          99/99/99                                99.999.999,99

X99                  99                                              99.999.999,99

                            XXX                                                                        

                            XXX                                  _____________

TOTAIS D/FOLHA                                  999.999.999,99

                                                                             999.999.999,99

XX      999999                                      99/99/99         XXXXXXXXXXXXXXXXXX    99.999.999/9999-99              XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

          X99                                  999.999.999,99         XXXXXXXXXXXXXXXXXX    99.999.999/9999-99     XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

XX      999999                                      99/99/99         XXXXXXXXXXXXXXXXXX    99.999.999/9999-99              XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

          X99                                 999.999.999,99         XXXXXXXXXXXXXXXXXX    99.999.999/9999-99     XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

                                                                                         

 

                                                  9.999.999.999,99

MODELO:  8 = CONHECIMENTO DE TRANSP. RODOVIÁRIO DE CARGAS;                                                                  10 = CONHECIMENTO AÉREO                                  TIPO DCTO.: NF = NOTA FISCAL

                                                     9 = CONHECIMENTO DE TRANSP. AQUAVIÁRIO DE CARGAS;                                                                                                                                                                                  OU = OUTROS

 

 


 

17

ESTADO DESTINATÁRIO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                                                                    – DADOS DE RECOLHIMENTO – GNR                                                                                             LP1 – MODELO P14

EMITENTE:  XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                                                                                                                                                                                                                PÁGINA: 999.999

ENDEREÇO: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX                      CNPJ: 99.999.999/9999-99                                                                                         PERÍODO:     DE MM/AA A MM/AA

CIDADE: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX   UF: XX    CEP: 99999                                                   INSCRIÇÃO EST.: XXXXXXXXXXXXXXXXXX                                        EMISSÃO:                DD/MM/AAAA

                                      DATA                                          CCD BANCO                  COD AGENCIA                    NUM GNR                                 VAL GNR                        VAL DEVOL                           VAL RESSARC

                                      DD/MM/AA                               999                                      9999                                            999999999999                     99.999.999,99              99.999.999,99                        99.999.999,99

                                      DD/MM/AA                               999                                      9999                                            999999999999                     99.999.999,99              99.999.999,99                        99.999.999,99