INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N.º CERF – 100.2AC, DE 20 DE MAIO DE 2024. Publica Acórdão nº 100/2024, da Segunda Câmara de Julgamento.
O PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS FISCAIS – CERF, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Art. 1.º Publicar o Acórdão nº 100/2024, da Segunda Câmara de Julgamento, conforme abaixo:
RECURSO VOLUNTÁRIO
ACÓRDÃO Nº 100/2024 DA SEGUNDA CÂMARA DE JULGAMENTO
PROCESSO Nº: 90205197 AUTO DE INFRAÇÃO Nº: 51305888 INSCRIÇÃO ESTADUAL Nº: 082.751.84-6 RECORRENTE: RODONIL TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA RECORRIDA: RESOLUÇÃO Nº 061/2023 DA 6ª TURMA DE JULGAMENTO DA SUJUP/GETRI
EMENTA: ICMS – ERRO NO CÁLCULO DO ÍNDICE – LANÇAMENTO DE CRÉDITO INDEVIDO NO CIAP – PRESTAÇÕES DE SERVIÇO DE TRANSPORTE INICIADAS EM OUTRAS UFs COM OS CFOP 5932 E 6932, ACOLHIDA – ALEGAÇÃO DE MULTA CONFISCATÓRIA, REJEITADA – ILICITUDE PARCIALMENTE CARACTERIZADA – AÇÃO FISCAL PARCIALMENTE PROCEDENTE – RECURSO PROVIDO – DECISÃO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA REFORMADA.
Quanto a multa confiscatória e de sua ilegalidade é cediço que no exercício da jurisdição, o julgador administrativo não exerce o controle de constitucionalidade de lei, em face de expressa vedação contida na legislação processual administrativa e na Súmula nº 004/2015 do CERF/ES.
No mérito, foi comprovado o erro pelo fisco em não considerar as prestações de transporte iniciadas em outras UFs com os CFOPs 5932 e 6932 como tributadas, razão pela qual procede em parte a ação fiscal.
DECISÃO
ACORDA a Segunda Câmara de Julgamento do Conselho Estadual de Recursos Fiscais em conhecer do recurso e, por maioria de votos, dar-lhe parcial provimento, para reformar a decisão de primeira instância, julgando parcialmente procedente a ação fiscal e parcialmente subsistente o auto de infração, de conformidade com o relatório e voto da conselheira relatora designada, que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.
Participaram da sessão de julgamento: Sergio Pereira Ricardo (Presidente), Klauss Coutinho Barros (Representante da Fazenda Pública) e os Conselheiros Karla Renata Braz de Assis (Relatora designada), Arlan Simões Taufner, Paula Antonela Vieira Pinto, Thiago Nader Passos, Adaiso Fernandes Almeida, Arthur Carlos Teixeira Nunes, Bismarck Jaime de Menezes e Luiz Cláudio Nogueira de Souza.
Vitória, 16 de maio de 2024.
SERGIO PEREIRA RICARDO Presidente (Assinado eletronicamente) KLAUSS COUTINHO BARROS Procurador – Representante da Fazenda Pública Estadual (Assinado eletronicamente) KARLA RENATA BRAZ DE ASSIS Relatora designada (Assinado eletronicamente) ADAISO FERNANDES ALMEIDA (Assinado eletronicamente) Vencido ARTHUR CARLOS TEIXEIRA NUNES (Assinado eletronicamente) Vencido
DIO/ES: 27/05/2024
|